Buscar
  • Agência 2BChosen

Podcast: uma ferramenta de marketing que dá voz a sua empresa

Acessível, espontâneo, informativo e fácil de ser compreendido, o podcast veio para ficar. Seja no caminho para casa, durante o trabalho ou na hora da organização, essa mídia é uma ótima opção para os ouvintes que buscam informação de qualidade de forma prática, fornecida por especialistas dos segmentos que lhes interessam.


Então, por que não lançar a sua empresa no mercado de podcasts? Conheça a seguir algumas vantagens de utilizar o podcast como ferramenta de marketing.


Afinal, o que é um podcast?


Se você sente falta dos antigos programas de rádio, ou gosta de acompanhar séries e artigos mas não tem tempo para consumir esse tipo de conteúdo, vai amar os podcasts. Caracterizados por conversas em áudio que seguem a um tema pré-definido, realizadas de forma espontânea por duas ou mais pessoas, os podcasts podem contar com convidados e edições especiais, além de making ofs e séries envolvendo vários tópicos de uma temática específica.


Por meio do diálogo informal, é possível esclarecer dúvidas complexas do seu público com facilidade, permitindo também que o ouvinte “volte” o áudio para algum ponto específico, faça comentários, compartilhe ou salve o episódio para que possa acompanhar os episódios quando e como quiser. Além disso, os podcasts permitem que uma pessoa ou empresa se posicione como especialista na sua área de interesse, principalmente se o material for bem produzido e abordar tópicos que sejam relevantes.


Os podcasts se tornaram uma tendência tão marcante que deixaram de ser produzidos somente por podcasters independentes, passando a ser utilizados também por grandes empresas e veículos de comunicação - como é o caso dos G1 Podcasts, os podcasts do Jornalismo da Globo. Essa expansão não apenas permitiu que mais pessoas encontrassem podcasts com temáticas de seu interesse, como também influenciou as plataformas de streaming (Spotify, Apple e Google, por exemplo) a adaptarem suas funções para a exibição de podcasts, oferecendo melhor reprodução, acesso a histórico de episódios ouvidos e episódios salvos, comentários, busca por programas com uso de filtros, etc.


Os números do mercado de podcasts no Brasil


Muitos dizem que a rádio se tornou uma mídia obsoleta. Então será que o podcast, outro tipo de mídia em áudio, realmente tem o que é necessário para fazer parte do dia a dia dos consumidores?


A pesquisa mais recente da Associação Brasileira de Podcasters (abPod) apresenta uma estimativa de até 34,6 milhões de ouvintes de podcasts no Brasil entre os anos de 2020 e 2021, sendo que 62% desses ouvintes consomem apenas conteúdos nacionais. Já a pesquisa realizada em 2020 pela Kantar IBOPE Media mostra que 24% dos entrevistados têm interesse em acompanhar podcasts, e aqui opção é o que não falta: segundo a Voxnest, empresa especializada em soluções de áudio para podcasts, o Brasil é o país que mais cresceu na produção desse formato de mídia.


Devido ao alto nível de alcance por meio de diversas plataformas, da usabilidade simplificada e da grande variedade de temas, os podcasts se mostram acessíveis e interessantes aos mais diversos públicos, atingindo consumidores de diferentes gêneros, níveis de escolaridade, classes sociais e faixas etárias, como consta na pesquisa realizada pela abPod em 2019.


A pesquisa da abPod também mostrou que a maior parcela dos ouvintes pagaria por produtos divulgados no podcast ou por conteúdos exclusivos, o que demonstra a fidelidade e a confiança do público nos produtores e materiais que consomem. Embora o mercado não esteja saturado, ele se mostra em constante evolução, o que significa que o investimento em podcasts é uma boa oportunidade para que você se torne referência no seu segmento e não tenha que lidar com o excesso de concorrentes nesse formato.


Faça um podcast para a sua empresa!


São inúmeras as formas de anunciar um produto ou serviço, assim como existem centenas de formatos de mídia para a propagação desses anúncios. De maneira geral, os anunciantes devem adaptar a publicidade a esses formatos e arcar com os custos de exibição da mensagem de acordo com a distribuição, frequência e tipo de material, além dos custos de produção que antecedem a veiculação. Tudo isso se aplica aos anúncios em podcasts, mas quando falamos em produzir o próprio programa de áudio para uma empresa, tudo fica mais interessante.


Quando uma marca investe na produção do próprio podcast, ela consegue atingir seu público de maneira assertiva e não-invasiva, entregando a ele o tipo de conteúdo que realmente lhe interessa e criando relações de fidelidade, proximidade e identificação. Além disso, a ferramenta permite que clientes, parceiros e colaboradores compreendam melhor os produtos ou serviços vendidos pela sua empresa, fortalecendo o marketing e viabilizando novas oportunidades de negócio.


Os podcasts permitem a divulgação de conteúdos ricos com baixo custo de produção, de fácil divulgação, em arquivos leves e que podem ser consumidos offline em algumas plataformas de streaming. Por meio dele, é possível transmitir a verdadeira voz da sua marca, adequando temas, roteiros e tom de voz aos seus públicos de interesse, respondendo às questões mais frequentes e criando uma série de conteúdos relevantes, que podem ser consumidos a qualquer momento.


Um podcast bem feito atrai seu público e o de seus convidados, expandindo o alcance da sua marca, destacando-a em meio à concorrência, transformando-a em uma referência no mercado e fazendo com que você se torne uma autoridade no assunto. Para que podcasts transmitam profissionalismo e se tornem fáceis de encontrar e consumir, é preciso manter a periodicidade entre episódios e temporadas, a homogeneidade de assuntos, a divulgação recorrente em outros meios de comunicação e prezar pela qualidade da captação e edição dos áudios para que as plataformas valorizem seu conteúdo.


Conheça o in.cast, podcast produzido pela 2BChosen para a Integrare


A Integrare é uma empresa de soluções em engenharia e arquitetura que atua diretamente na área de construção civil, em especial na região de Porto Belo (SC). Desde 2018, Raphael Dal Bello e Carlos Alberto Pio Júnior (Nuno) acompanham projetos completos das mais diversas empresas, da planta à entrega, a fim de garantir maior otimização nos processos de construção e entregar empreendimentos de qualidade aos consumidores finais.


Em 2021, os sócios decidiram dar início a um projeto complementar: o in.cast. Neste podcast exclusivo, produzido pela equipe da 2BChosen Agency, Rafael Dal Bello recebe proprietários de grandes construtoras do Vale do Itajaí para abordar questões que envolvem o desenvolvimento da região de Porto Belo. Repleto de informações ricas em um formato descontraído e de fácil compreensão, o in.cast é uma ótima opção para quem se interessa pelas áreas de engenharia, arquitetura e empreendedorismo.


Para conhecer mais sobre o in.cast e ficar por dentro do lançamento de novos episódios, siga a 2B e a Integrare no Instagram!


86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo